Data: 14-03-2012
Criterio: A2ad;C2a(i,ii);D
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Parodia rechensis é restrita aos Campos Sulinos do Estado do Rio Grande do Sul. A única população conhecida foi intensamente coletada no passado, e consiste de pouco mais de dez plantas, o que permite inferir que tenha havido uma redução de mais de 80% dos indivíduos. Considera-se, dessa forma, que o número de indivíduos maduros não passe de 50 e que estes representem de 90% a 100% dos indivíduos existentes. Por isso, P. rechensis foi classificada como "Criticamente em perigo" (CR).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Parodia rechensis (Buining) F.H.Brandt;
Família: Cactaceae
Sinônimos:
A única população conhecida foi intensamente coletada no passado, e consiste de pouco mais de 10 plantas (Machado, com. pess.).
A espécie ocorre em uma única localidade do Estado do Rio Grande do Sul (Zappi et al., 2012; Machado, com. pess.).
Espécie ocorre em áreas de Campos (Boldrini, 2009).
1.3.4 Non-woody vegetation collection
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
A única população conhecida foi intensamente coletada no passado (Machado, com. pess.).
1.1 Agriculture
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de atividades agrícolas e silviculturais (Overbeck et al., 2009).
1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à invasão por espécies exóticas (Pinus sp, Eragrostris plana) (Overbeck et al., 2009).
2 Invasive alien species (directly affecting the species)
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de pastagens cultivadas com espécies exóticas (Overbeck et al., 2009).
1.1.4 Livestock
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido ao sobrepastejo e a práticas inadequadas de manejo. Além disso, esses ecossistemas são muito pouco representados em unidades de conservação (SNUC) (Overbeck et al., 2009).
1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES, 2011).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista Oficial da Flora Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).
- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.
- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.
- CITES. Lista de Espécies CITES, p.554, 2011.
- BOLDRINI, I.L. A flora dos Campos do Rio Grande do Sul.. Brasilia: MMA, p.403, 2009.
- OVERBECK, G. E.; MÜLLER, S. C.; FIDELIS, A. Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. In: V.D.P. PILLAR, ET AL. 2009.
CNCFlora. Parodia rechensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Parodia rechensis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 14/03/2012 - 17:07:03